Submissão de Trabalhos

Normas para Submissão de Trabalho no CNTS 2024

A ciência, tecnologia e inovação convergem para a promoção da saúde e tratamento de doenças, com a finalidade de garantir segurança, eficácia e efetividade para os pacientes assistidos, além de melhor gerenciamento de custos operacionais.

O I Congresso Nacional de Tecnologia e Saúde, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde é um evento inovador que possui como objetivo reunir pesquisadores, acadêmicos, gestores e profissionais de saúde e tecnologia, além da comunidade interessada no tema, para a discussão de inovações tecnológicas no âmbito da Saúde.

O Congresso visa estimular a interface entre produção científica, experiências e inovações em saúde, além de fortalecer parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos. 

Apresentação de trabalhos

As submissões deverão ser realizadas no período de 08 de agosto a 06 de setembro de 2024.

Os trabalhos poderão ser apresentados sob duas modalidades:

• E-pôster: as apresentações aprovadas nesta modalidade ocorrerão em televisores localizados no local do congresso conforme cronograma a ser divulgado neste site.
• Apresentação oral: a apresentação nesta modalidade enquadrará os trabalhos que obtiverem nota ≥ 8 pontos, atribuída pela comissão científica, conforme barema de avaliação. Os trabalhos selecionados para apresentação oral terão 10 minutos para exposição, podendo haver ao final da exposição debate sobre os trabalhos apresentados. A exposição ocorrerá no auditório principal do evento, conforme programação. 

A critério da comissão científica, os trabalhos poderão ser encaminhados para modalidade diversa daquela escolhida pelo autor, E-pôster ou Apresentação Oral, conforme disponibilidade das sessões, pertinência tópica e avaliação dos examinadores. 

Critérios para submissão 

  • Serão aceitos para submissão pesquisas originais com resultados parciais ou completos, revisões de literatura, relatos de experiência, estudo de caso e estudos descritivos relacionados com um dos eixos temáticos.
  • Recomenda-se que o resumo contribua com o objetivo de trazer avanços e reflexões sobre o uso da tecnologia e inovação no âmbito da Saúde e demonstre a capacidade de ser replicado em outros serviços. 
  • Os trabalhos deverão ser submetidos em versão única, por meio do endereço do link disponível na área do congressista (https://app.wsdois.com/zea96434e7e88fe32/site/ide,229), constando identificação de autoria e coautoria e e-mail do autor principal. 
  • A submissão do resumo está atrelada ao atendimento dos critérios dispostos a seguir:

◦ Redigidos no idioma português;

Título: deve ser objetivo, conciso, compreensível e conter até 15 palavras.

Apresentar os seguintes itens obrigatórios: introdução, objetivo, métodos, resultados (sempre que houver total ou parcial), considerações finais, PALAVRAS-CHAVE (MÍNIMO de 3 e MÁXIMO de 5) e referências bibliográficas (máximo de 4). Conter no máximo de 5000 caracteres, sendo que o título e as referências não serão contabilizados nos caracteres.

*É obrigatório respeitar a quantidade de palavras-chave que está determinada na norma”

  • Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo(a) relator(a). Serão aceitos, no máximo, dois trabalhos por relator(a).
  • O número máximo de autores é de seis por trabalho e a ordem de autoria deverá ser informada no momento da submissão pelo(a) relator(a).

No ato da submissão do trabalho deve ser indicado a respectiva categoria para apresentação do trabalho, conforme descrito a seguir:

Categoria 1: Sistemas de Gestão em Saúde
Inovações, experiências em estratégias ou implementação de tecnologias que visem, por exemplo: humanização atendimento, controle de recursos financeiros, integração com outros sistemas, relatórios fidedignos, segurança no monitoramento de resultados assistenciais ou administrativos.

Categoria 2: Inteligência Artificial
Estudos que abordem o uso da IA na saúde, a exemplo: diagnóstico e detecção de doenças, cirurgias, tomadas de decisão em saúde, pesquisas clínicas, engajamento do paciente, gestão de dados e custos financeiros, otimização de processos administrativos e assistenciais.

Categoria 3: Segurança e Prevenção de Riscos
Trabalhos que apresentem dados que reduzam riscos e agravos à saúde de pacientes a nível ambulatorial, hospitalar de média e alta complexidade, segurança colaboradores.

Categoria 4: Tecnologia e inovação em educação
Tecnologias e inovação para processos de aprendizagem, formação contínua (gestores, profissionais, comunidade, se necessário), plataformas educacionais.

Categoria 5: Tecnologia Sustentável em Saúde
Trabalhos que envolvam qualquer tecnologia em saúde com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social e econômico para gerações futuras.

Durante o preenchimento do formulário de submissão do resumo deve-se informar o nome completo dos(as) autores(as); o nome do(a) relator(a); a área de atuação (área de saúde, tecnologia, outras áreas); a filiação institucional e o e-mail de todas(os) as(os) autoras(es).

O(a) relator(a) do trabalho deve estar inscrito(a) no CNTS no momento da inscrição. A avaliação dos resumos será feita pela Comissão científica, por meio de consultores ad hoc com expertise nas categorias de apresentação de trabalhos.

Os avaliadores receberão os resumos às cegas (sem conhecimento prévio da autoria). Não haverá possibilidade de interposição de recurso para os trabalhos não aprovados. 

Processo de submissão 

As inscrições no congresso serão realizadas exclusivamente pelo site, na área de inscrição do congressista, o período para submissão de trabalhos científicos entre os dias 08 de agosto a 06 de setembro. 

A divulgação dos trabalhos aprovados acontecerá dia 10 de outubro de 2024, na área do congressista. Neste mesmo espaço serão disponibilizados os templates para apresentação na modalidade e-pôster e oral. 

Para a análise e avaliação dos trabalhos submetidos é necessário que estejam de acordo com as normas da submissão dispostas no edital. Não serão aceitos resumos que não atendam às normas. Os resumos serão avaliados pela comissão julgadora, obedecendo os seguintes critérios:

Os trabalhos tanto na modalidade e-pôster como apresentação oral, com pontuação atribuída pela Comissão julgadora ≥ 6 pontos serão publicados nos Anais do CNTS em formato online. 

Após aprovação, os congressistas deverão submeter o E-pôster ou a apresentação oral (conforme categoria indicada após avaliação do comitê do congresso) em plataforma, conforme divulgação prévia até a data de 01 de novembro. 

Premiação dos trabalhos

O prêmio de Inovação 2024 tem como objetivo homenagear e incentivar a produção científica e promover o compartilhamento, discussão e interlocução do tema relacionado à saúde, além de valorizar iniciativas de inovação pautadas em evidências científicas, a implementação de boas práticas e contribuir com a eficiência nos serviços de saúde públicos e privados. 

Todos os trabalhos com pontuação ≥ 8 serão direcionados para uma segunda avaliação pela Comissão científica, onde cada membro atribuirá, individualmente, nota a cada trabalho e aquele que apresentar média > 8 pontos concorrerá ao prêmio CNTS a ser divulgado ao final da sessão científica na programação do congresso.

Os trabalhos serão classificados de acordo com a média na pontuação obtendo o seguinte ranking para o Prêmio Inovação INTS: 

1° Lugar: RS 10.000.00 (Dez mil reais)
2° Lugar: R$ 6.000,00 (Seis mil reais)
3° Lugar: RS 4.000,00 (Quatro mil reais)

Além do exposto, os estudos classificados para o 4º e o 5º lugar receberão menção honrosa do Congresso. 

Em caso de empate no ranking dos trabalhos poderá ser aplicado critérios internos para o desempate e definição do trabalho vencedor. 

Certificação e publicação em anais do evento 

  • Os certificados estarão disponíveis no site do evento, área do congressista, de forma online, no prazo de até 30 dias úteis.
  • É obrigatório para a emissão do certificado o credenciamento, confirmação de presença nas atividades do Congresso.

 

Período de submissão de trabalhos

08/08 a 06/09

Resultado dos trabalhos aprovados

10/10

Disponibilização do template de posteres e apresentação oral

10/10

Submissão das apresentações no modelo de pôsteres e apresentações

até 01/11

Data da exposição dos pôsteres e finalistas para apresentação oral

26/11